O que é a Mamoplastia?
A mamoplastia é um procedimento que pode transformar ou corrigir o formato das mamas, tornando a simetria entre os seios e o corpo mais harmônico e proporcional. Pode ser realizado o aumento, a redução, a reparação ou mesmo a reconstrução.
Tipos de mamoplastia:
- Mamoplastia de aumento
- Mamoplastia redutora
- Mastopexia
- Mamoplastia reparadora
- Mamoplastia reconstrutiva
Mamoplastia de Aumento
Procedimento muito procurado entre as mulheres que possuem seios pequenos. A cirurgia dá forma e volume, deixando as mamas mais rígidas e firmes, devolvendo a autoestima e a sensualidade feminina através da colocação de prótese de silicone, dando um aspecto mais natural aos seios.
Como é feita?
Para inserir o implante mamário, o cirurgião plástico fará um único corte (incisão), podendo variar o local da realização do mesmo:
- O sulco inferior da mama (inframamário);
- Debaixo do braço (axilar);
- Em torno da aréola (periareolar).
Depois de fazer uma incisão, o cirurgião separa o tecido mamário dos músculos e do tecido conjuntivo do tórax, criando uma abertura atrás ou à frente do músculo mais externo da parede torácica (músculo peitoral). De seguida, o cirurgião insere o implante nesta abertura e centra-o atrás do mamilo.
Quando o implante estiver inserido no local adequado, o cirurgião fecha a incisão, tendo o cuidado de minimizar a cicatriz para que esta se torne imperceptível.
Mamoplastia Redutora
A redução de seio é recomendada para mulheres que possuem muito volume ou uma desproporção, em alguns casos pode causar incômodo, desconforto e até lesões na coluna. A cirurgia tem como intuito reduzir o excesso de gordura, o tecido glandular, a pele e corrigir a flacidez, aliviando o desconforto causado pelo tamanho dos seios.
Como é feita?
A mamoplastia redutora é geralmente feita sob anestesia geral e pode durar até três horas, em média.
Dos vários métodos cirúrgicos existentes, o cirurgião opta por aquele que considera ser o mais indicado, tendo em conta a forma e o tamanho da mama, de quanto tecido é necessário remover, entre outros fatores.
Para mais informações sobre a cirurgia, agende uma consulta!
Mastopexia
Este procedimento destina-se a mulheres portadoras de ptose mamária (mamas caídas) e flácidas. Esta cirurgia pode levantar ou mudar a forma dos seios de uma pessoa, podendo envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele.
Qual a diferença entre mastopexia e mamoplastia redutora?
Enquanto a mamoplastia redutora é responsável pela redução do tamanho dos seios, a mastopexia tem como objetivo reverter o processo natural de envelhecimento, reposicionando as mamas.
Mamoplastia Reparadora
A mamoplastia reparadora visa corrigir assimetrias mamárias, como diminuir aréolas, modificar formato e/ou posição dos seios. Esse procedimento pode variar de paciente para paciente, tudo depende da avaliação médica para decidir a técnica que será utilizada.
Mamoplastia Reconstrutiva
Essa técnica é indicada para a paciente que teve de retirar parcial ou completamente a mama, em decorrência de tratamento contra câncer (mastectomia). O cirurgião “refaz” a mama e o procedimento pode ser realizado de duas formas: no mesmo tempo cirúrgico da mastectomia ou em uma cirurgia posterior.