O QUE É A BLEFAROPLASTIA?
A blefaroplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada do excesso de pele das pálpebras inferiores e/ou superiores, além de posicionar as pálpebras corretamente, diminuindo a aparência cansada e envelhecida do(a) paciente. Além disso também pode ser realizada a retirada do excesso de gordura nas pálpebras.
Além dos problemas estéticos que podem deixar o rosto com aspecto envelhecido ou até mesmo assimétrico, a flacidez no local pode reduzir a visão periférica e prejudicar os campos de visão de um ou de ambos os olhos. A sensação de peso nos olhos também é uma queixa frequente.
A cirurgia visa restaurar a condição de normalidade das pálpebras em relação à quantidade de pele redundante, bolsas de gordura salientes e posicionamento harmônico do contorno palpebral.
A retirada de pele e bolsas de gordura de forma controlada obedece a critérios que priorizam as garantias da saúde ocular e do necessário fechamento palpebral perfeito, para a adequada proteção da superfície dos olhos.
É imprescindível evitar exageros que impeçam o adequado fechamento das pálpebras e possam favorecer o aparecimento de doença do olho seco.
Em alguns casos, as pálpebras caídas podem impedir a abertura total dos olhos e a remoção do excesso de tecido pode melhorar a visão. Além disso, é um procedimento muito interessante em casos em que a flacidez na pálpebra prejudica o uso de óculos ou o uso de lentes de contatos.
INDICAÇÕES PARA A BLEFAROPLASTIA
A blefaroplastia é um procedimento estético normalmente indicado após os 40 anos, devido ao aparecimento dos sinais de envelhecimento como consequência da perda da elasticidade da pele. Assim, esse procedimento pode ser indicado para:
- Excesso de pele nas pálpebras superiores;
- Excesso de pele nas pálpebras inferiores;
- Bolsas salientes nas pálpebras superior e inferior;
- Pálpebras caídas ou mal posicionadas devido a flacidez e redundância da pele (fazer o diagnóstico diferencial ou adicional de ptose palpebral)
TIPOS DE BLEFAROPLASTIA
Blefaroplastia superior
Nesse método, a pálpebra superior é operada. Após as marcações, o cirurgião irá proceder com a incisão ao longo das linhas ou dobras naturais da pálpebra, remover os excessos de pele, gordura ou músculo e suturar o corte.
Blefaroplastia inferior
Na blefaroplastia inferior, a incisão nas pálpebras inferiores, pode ser externa, via pele, neste caso logo abaixo dos cílios. Ou pode ser interna, por dentro da pálpebra inferior, via conjuntiva. É a blefaroplastia transconjuntival. Em seguida, ele remove ou redistribui qualquer excesso de gordura, pele e depois realiza as suturas necessárias.
CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS
Entre as recomendações que serão fornecidas, a interrupção do uso de medicações anticoagulantes deverá ser discutida com o clínico responsável.
Medicações anticoagulantes devem ser evitadas um mês antes da cirurgia.
COMO A CIRURGIA DE BLEFAROPLASTIA É REALIZADA
A blefaroplastia deve ser feita pelo oftalmologista especializado em cirurgia plástica ocular, já que é fundamental que seja mantida a integridade da saúde dos olhos durante todo o procedimento. Essa cirurgia estética dura em média 40 minutos a 1 hora e normalmente é feita sob anestesia local.
O médico delimita o local em que será feita a cirurgia, que pode ser na pálpebra superior, inferior ou nas duas. Em seguida, faz cortes nas áreas delimitadas e retira o excesso de pele, gordura e músculo e sutura os planos, sendo esse procedimento conhecido como blefaroplastia clássica.
A cicatriz da blefaroplastia clássica é simples e fina, sendo facilmente escondida nas dobras da pele ou sob os cílios, não ficando visível.

No caso das pessoas mais jovens, em que não há excesso de pele, pode ser realizada a cirurgia transconjuntival na pálpebra inferior, onde é interno na conjuntiva da pálpebra inferior e não na pele, de forma que não deixa cicatriz visível, para retirar o excesso de gordura no local.
No caso de excesso de pele, é recomendada a realização da blefaroplastia clássica.
Após o procedimento, a pessoa pode ficar no hospital por algumas horas até que o efeito da anestesia passe, sendo depois liberada para casa com algumas recomendações que devem ser seguidas.
A retirada de pontos será executada entre 5 a 7 dias após o procedimento.
CUIDADOS NO PÓS-OPERATÓRIO
A recuperação da cirurgia demora em média cerca de uma a duas semanas e durante esse período é recomendado seguir os cuidados abaixo:
- Usar as pomadas medicamentosas indicadas pelo cirurgião;
- Não utilizar maquiagem nos olhos;
- Colocar compressas frias sobre os olhos para reduzir o inchaço;
- Passar sempre protetor solar para que as cicatrizes não fiquem mais escuras;
- Utilizar óculos de sol quando sair de casa para proteger a região dos olhos da luz solar.
- Dormir de barriga para cima com travesseiro sobre o pescoço e o tronco, mantendo a cabeça mais elevada que o corpo.
EFEITOS ADVERSOS DA BLEFAROPLASTIA
A blefaroplastia é considerada uma cirurgia com baixo risco de complicações. É possível o aparecimento de edema local, pequenas manchas ou hematomas, que desaparecem dentro da primeira semana pós-operatória. Após a retirada dos pontos, as cicatrizes costumam ficar imperceptíveis.

RESULTADOS DA BLEFAROPLASTIA
Na primeira semana já é possível notar os resultados, mas eles se tornam mais evidentes após a diminuição do inchaço.
A melhor abertura dos olhos, o reposicionamento do perfil das pálpebras e a ausência de bolsas de gorduras aparentes devolvem ao paciente um olhar mais saudável, descansado e jovial, sendo um procedimento muito gratificante para o paciente e o médico.